sábado, agosto 9

The 3 R's: Reduce, Re-use, Recycle

Se tem algo que todo designer, e todo cidadão também, deve se preocupar.. é com os 3 R's:

Reduzir, Re-utilizar, Reciclar

Participei de um concurso elaborado pela minha faculdade, chamava Re-ciclo. A idéia era produzir algo reaproveitando retalhos de tecidos. A minha lista de idéias era interminável XD

Eu participei com dois projetos:

1: O Avental Customizável - A partir de retalhos masculinos, desenvolver um avental em patchwork, que pode ser customizável pelo usuário.

2: Brinquedos Infantis: Proposta inicial para o desenvolvimento de brinquedos infantis para estimular as capacidades sensório-motoras da criança.

-- Bom, alguém deve ter se perguntado: "Mas isso é meio... moda. Oq uma designer de interfaces digitais foi fazer num concurso como este? Como comentei no post anterior, é mto importante um designer ter seu repertório bem recheado! O mercado vai exigir que vc seja específico, já me disseram "É ruim vc ser razoavelmente bom em muitas coisas, tem q ser excelente numa coisa só" Eu discordo completamente, e pelo visto quem montou a grade de disciplinas do meu curso também, se não nós não íamos ter a disciplina "Linguagens Interativas" e aprender algumas linguagens de programação..
Oras, se vc tiver um leque bem grande de cartas, quando for sua vez de jogar, vc têm mto mais opções! -- Filosofar é uma arte, acostumem-se XD

Resumindo, aprendi técnicas novas participando: O desenho técnico - com informações de dimensões, amostras de tecicos, dicas para confecção e montagem - e o Sketch (Croqui) - desenho estilizado da peça, podendo ser ambientalizado, deve evidenciar proporções, texturas e cores. Mesmo podendo confeccionar estas apresentações digitalmente, preferi aprender estas novas técnicas, utilizadas normalmente no universo da moda, pois meu intuito em participar de concursos um tanto distantes de meu curso de graduação, é aprender novas coisas!

-- Infelizmente não possuo ainda as fotos do meu material e do comparecimento no concurso, pois estas ficaram com uma das responsáveis pela organização, mas tentarei providenciar!



Eu já praticava alguns pequenos hábitos ecológicos, costumeiros de tarefas domésticas, e foi nesta fase do concurso que acabei me envolvendo mais neste assunto.
Estou lendo um livro MARAVILHOSO a respeito:


Vou deixar para comentar sobre o livro num post específico..
Mas deixo um termo "novo" para os senhores irem se acostumando: Ecodesign.

"[...] o ecodesign, que é o desenvolvimento de produtos e serviços planejados de forma sustentável, desde sua concepção até seu descarte para a reciclagem." (KAZAZIAN, 2005, P.7).


Pois é, já vi que meus posts vão ser os GIGANTES QUE NINGUÉM LÊ ¬_¬ Dá pra puxar uma pá de coisas falando sobre os 3 R's!
Mas se tem algo que eu poderia alertar sobre o futuro, ou simplesmente dizer sobre é: Reduza, Recicle e Re-utilize (e usefiltro solar XD)


Assista:


Esse vídeo filtro solar é dmais.. tem até um livro (q ganhei) dele:



Sim! Tenho uma música pra esse post também! A bola da vez é do Sr Jack Johnson <3 href="http://vagalume.uol.com.br/jack-johnson/the-3-rs.html">http://vagalume.uol.com.br/jack-johnson/the-3-rs.html

Ouça:
http://www.lastfm.com.br/music/Jack+Johnson/_/The+3+R%27s


Olha ai um exemplo: Enquanto eu estava assistindo O Terminal, eu fui pensando um montão de coisas, e ao invés de pegar uma folha limpinha para anotar tudo, eu peguei dois pedaços de papelão que vieram na sacola do marmitex que rolo hj aqui em casa hahahaa



Poxa, pode parecer idiota mas, existem tantos "pequenas coisas" q podemos fazer, que, se vistas juntas, poderiam fazer alguma diferença notável. Olha só, aqui em casa minha mãe pira com todas as coisas "re-aproveitáveis" q eu estoco XD Realmente fica uma baderna mas, poxa, dá pra usar!
> Verso de papéis ou papéis semi-usados podem servir de rascunho. Os trabalhos escolares do meu sobrinho viram pequenos blocos de anotações aqui;

> Embalagens podem ser revestidas, desmontadas e reutilizadas, ainda mais aquelas tipo "caixinha de Ferrero Roche". Se vc tiver uma caixa, tipo aquela de camisa social, vc pode desmontá-la, comprar um papel cartão ou cartolina e fazer uma nova caixa!


> Água.. potz, sobre água, sinceramente.. Tem coisa mais inútil doq lavar a frente da casa? Ou a rua? Deixar a torneira ligada enquanto lava a louça, ou deixar o chuveiro ligado o tempo todo durante o banho, também não é necessário..



Olha, e se for por falta de inspiração, deixa eu mostrar umas coisas que fiz:



Isso ai é o seguinte: Teve um evento na minha faculdade, e distribuiram pipoca pragente! Essa era a embalagem daonde serviram, oq virou três lindos vasinhos para a minha mãe! Foram feitos com rolinhos de jornal (Cara, surpreendente oq se pode fazer com jornal (velho))


Essa já foi algo feito só com jornal.. tinha um monte de jornais velhos aqui, comprei uma revista de Artesanato, e voi lá! Uma cesta para café!

Sim, é trabalhoso, exige tempo, demora mais de 2 dias para fazer... mas é possível! n_n
Taí, Artesanato é um dos meios para reciclar!

3 comentários:

Jubiz disse...

Puts Prit... to sem palavras... tabom... só uma... FODA!

Madson Ferreiraw disse...

muito obrigado pelos elogios...
espero ser sempre útil...
e adorei seu blog tbm!!!!

Pri disse...

http://poliuretano.wordpress.com/2008/03/26/a-importancia-do-plastico-na-nossa-vida/

!!!!