sábado, agosto 9

Getting inspired!

All~right, Let's Think!

Uhm, se um designer é alguém com uma postura criativa, lhe é preciso inspiração!
Acabei de assistir o filme O Terminal [fabuloso] (The Terminal, 2004), com Tom Hanks, e me inspirei de tal forma a vir comentar sobre o que "absorvi" do filme.
-- everything is knowledge, so join me and let's be some kind of 'apprentice' (always)


A primeira coisa que aparece no filme: A linguagem.



O cara não fala a língua do país em que esta, complicado né? Ninguém consegue fazê-lo entender, ele não entende as coisas ao seu redor... a não ser por imagens. Ai q tá!






Signos, imagens... eis sua importância: são independentes de língua, porém são dependentes de contexto e cultura, claro. E é justamente por essa capacidade de transmitir informações sem "palavras" que aqueles desenhos sem falas me impressionam, eu diria que "SÃO MTO FODA!" (Sorry) Podemos trazer alguns exemplos, como:

Pingu


Tá, mas, esse recurso "mudo" pode ser aproveitado pra algo mais... útil? Claro! Veja a TVO:



uma televisão dentro dos ônibus de SP. Genial, já que, mesmo que não mto respeitado, aparelhos sonos são proibidos dentro do transporte.

O contrário tb é feito, veja esse vídeo "TAKE THE LEAD - Addictive TV Remix", É um vídeo comercial desenvolvido para ser o trailer oficial do filme Take the lead (Vem Dançar):


A manipulação sonora e a repetição visual informam, trazem ao espectador do trailer um gostinho do "ritmo" e doq se trata o filme, sem contar que é MOH DAHR hahaahha

-- Tem mais aqui> http://www.addictive.com/clips.php


Ok, mas, VOLTANDO ao Terminal..
Outra coisa que podemos "pegar" do filme é sobre caráter (uhh, só assistindo mesmo viu..)
Um dos personagens do filme tenta corromper o sr protagonista (Tom Hanks), para que as coisas se resolvam mais facilmente.. Isso lembra uma frase de Gandhi:
"Você deve ser a transformação que deseja no mundo"




Indiferente se todos ao seu redor agem de certa forma, e por mais difícil que seja (e creia, é mto difícil), vc não deve deixar-se levar pela maioria, mesmo que vc seja o único a pensar assim, agir, etc. (É por estas que as vz me sinto um belo de um ET) E olha só como isso também é retratado em outro filme, um dos meus favoritos, V for Vendetta:
"Our integrity sells for so little, but it is all we really have. It's a very last inch of us, but within that inch, we are free. An inch, its small and fragile, and is the only thing in the world worth having. We must never lose it... We must never let them take it from us. - Valerie"


O Sr Navorski faz, no filme, coisas que são difíceis de se ver alguém fazendo, o cara é uma boa inspiração!


Aliás, falando em coisas difíceis de se ver/fazer, sei de duas músicas que estão quase nesse cenário, a primeira eu diria que abre espaço para uma análise sobre a tecnologia e virtualidade das coisas, mesmo que ela não fale explicitamente, podemos (talvez) pegar de exemplo alguns "gestos perdidos" q foram "facilitados" virtualmente, como dar cartões, e etc - não vou ficar pirando mto nas músicas.. - a segunda, eu diria que abre espaço pras coisas que falei no parágrafo acima, sobre agir = a maioria e os gestos..:


>> Virtual Insanity - de Jamiroquai
Leia:
http://vagalume.uol.com.br/jamiroquai/virtual-insanity-traducao.html

Acompanhe:
http://www.lastfm.com.br/music/Jamiroquai/_/Virtual+Insanity

Assista:
http://www.youtube.com/watch?v=gJmX1z1NY2c


>> AntsMarching - de Dave Matthews Band
Leia:
http://vagalume.uol.com.br/dave-matthews-band/ants-marching.html

Acompanhe:
http://www.lastfm.com.br/music/Dave+Matthews+Band/_/Ants+Marching

Assista:
http://www.youtube.com/watch?v=5LY9p8Spe7Y

-- Achei legal inserir músicas neste post, por mais q o foco seja o filme, qria deixar explícito cmo é importante ter um repertório vasto, vc acaba fazendo essas conexões de uma coisa com outra automaticamente XD

Bom, teria outras coisas a dizer sobre o filme, coisas que pensei enquanto assistia e pensava neste post (q parecia mais legal na minha cabeça u_u) mas, pra fechar..

Uma frase ficou e veio junto com o final do filme: Gratidão. (Potz, não posso falar mto se não dá SPOILER! >_<')
Gratidão pelos pais..
Aproveito pra desejar um ótimo dia dos pais pra todos!
=*

Um comentário:

Jubiz disse...

Caracolis Prit...
muito foda... eu pensei em citar nesse comentário td q eu achei legal... mas porra... ta td mt bom... gostei muito cara...
mt bom mt bom ^^